DCSIMG
Mercer
Pesquisa de Benefícios 2012

Contact: Mara Ribeiro
Tel: +55 11 3032 9815

Mercer Marsh divulgou recentemente a nova pesquisa Smart Benefit Choices Survey

"Queremos os benefícios que possamos aproveitar hoje" dizem os empregados no mundo todo.


Brasil , São Paulo


 

 

 

Dada a escolha, os empregados no mundo todo tendem a selecionar os benefícios que ofereçam uma satisfação mais imediata do que aqueles que ofereçam potencialmente valor em médio e longo prazos, segundo aponta a pesquisa da Mercer Marsh que contou com a participação de 10.400 empregadores em dez principais mercados no mundo todo.

 

De fato, uma semana adicional de folga remunerada ficou entre as três principais escolhas dos empregados em sete dos dez mercados pesquisados (consulte a Figura 1). Reforçando esta tendência de “imediatismo” em relação aos benefícios de longo prazo, os empregados escolheram um aumento salarial frente a todas as ofertas de benefícios listadas na pesquisa (exceção feita ao Canadá onde folga remunerada teve uma pequena vantagem sobre aumento salarial). Estas preferências sublinham o desafio enfrentado pelos empregadores mundialmente em possibilitar que seus empregados tirem proveito de suas próprias escolhas de benefícios ao mesmo tempo em que os incentivem a alcançar o equilíbrio entre o valor de curto e longo prazo dos benefícios de sua preferência.

 

Este insight é apenas um dos muitos revelados pela nova pesquisa Mercer Making Smart Benefit Choices (Tomando Decisões Inteligentes sobre Benefícios) realizada pela Mercer com a participação de empregadores em dez principais mercados (EUA, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Brasil, Espanha, França, Itália, China e Hong Kong) durante os meses de julho e agosto de 2012. A pesquisa teve como objetivo medir o valor percebido que os empregados aplicam em diversos benefícios pagos pelo empregador e pelo empregado. 

 

“Os empregadores em todo o mundo estão atualmente pedindo aos seus empregados que tomem mais e mais suas próprias decisões quando se trata de seus programas de benefícios,” disse Alexandre Espinosa. “O fato de os empregados valorizarem mais folga remunerada e aumento salarial no atual ambiente econômico estressante pode ser compreensível, porém há outros benefícios com o potencial de criar mais proteção à renda por meio de veículos da aposentadoria e de poupança. Este desafio coloca uma pressão ainda maior sobre os empregadores para que entendam profundamente o valor de diversos benefícios concedidos aos seus empregados permitindo, assim, que eles façam escolhas inteligentes.”

 

A pesquisa da Mercer Marsh também perguntou aos empregados participantes que classificassem o tipo de benefícios pelos quais estão dispostos a assumir os custos por conta própria, normalmente conhecidos como benefícios “voluntários” ou “flexíveis”. Os custos desses benefícios são normalmente assumidos pelo empregado ou por intermédio de um plano de benefícios flexível oferecido pelo empregador. Esses programas geridos pela empresa podem oferecer valores descontados dos empregados em comparação ao mercado aberto. 

 

As respostas obtidas pela pesquisa refletiram uma divisão ampla entre mercados nos quais uma gama ainda maior de benefícios destinados à saúde são fornecidos publicamente e/ou por empregadores e aqueles onde os benefícios destinados à saúde não são tão acessíveis (consulte a Figura 2). No primeiro caso, os benefícios que proporcionam um seguro adicional são os mais populares (por exemplo, nos países como EUA, Irlanda e Canadá), enquanto no último segundo caso (por exemplo, no Brasil e na China) as ofertas como aposentadoria/poupança complementar apresentaram uma alta classificação. Em alguns mercados onde o estado é o principal provedor de plano de saúde (como é o caso da Irlanda, da Espanha e da Itália) o seguro médico privado suplementar é tão popular quanto um benefício voluntário ou flexível.

 

“Mais e mais empregadores estão sofrendo uma pressão para que ofereçam uma gama ainda mais ampla de benefícios aos seus empregados,” destacou Amy Laverock, Líder da área de Soluções Estratégicas Globais de Saúde e Benefícios da Mercer Marsh. “As razões vão desde lacunas encontradas nos sistemas públicos de saúde até empresas que competem para disponibilizar benefícios criativos e inovadores. Por outro lado, está se tornando cada vez mais difícil para os empregadores simplesmente inserirem benefícios essenciais cujos custos ultrapassam a inflação. As ofertas de benefícios voluntários ou flexíveis podem normalmente reduzir essa lacuna ao mesmo tempo em que possibilitam aos empregados a escolha de benefícios que atendam às suas necessidades e aos seus estilos de vida específicos.”

 

Considerando-se que a preocupação com uma aposentadoria bem-sucedida é um problema mundial, a pesquisa inclui perguntas sobre o desejo de se aposentar percebido entre os empregados. Na maioria dos mercados, o percentual de participantes da pesquisa que se sentem muito ou razoavelmente preocupados com aposentadoria ficou entre dois terços e três quartos. Esta preocupação é bem fundamentada; em mercados fora da Ásia, aproximadamente 75% poupam menos que 10% de sua remuneração total para aposentadoria.

 

"Os empregadores precisam elevar o valor percebido dos benefícios que eles oferecem aos seus empregados de maneira a assegurar que os investimentos feitos nos programas gerem vantagens mais estratégicas de longo prazo,” disse Fergal McGuinness, Líder Global de Contribuições Definidas. “Neste sentido, os resultados da pesquisa que ilustram os altos níveis de ansiedade em torno do desejo de se aposentar são particularmente importantes. Os empregadores que adotam ações simples para ajudar seus empregados a compreenderem e planejarem suas necessidades de aposentadoria podem esperar um retorno na forma de envolvimento, lealdade e motivação maiores."

 

 

Sobre a pesquisa Tomar Decisões Inteligentes sobre Benefícios da Mercer Marsh

A pesquisa Tomar Decisões Inteligentes sobre Benefícios da Mercer Marsh foi realizada com vistas a ajudar empregadores e medirem o valor percebido que seus empregados colocam em diversos benefícios. A pesquisa perguntou aos participantes quais benefícios essenciais, com base em listas de mercados específicos, são oferecidos por seus empregadores e se eles têm participação nos benefícios. Aos participantes da pesquisa foi perguntado sobre suas preferências em uma análise trade-off (análise de preferências) permitindo, assim, que a Mercer Marsh comparasse preferências por 12 benefícios essenciais em relação a um aumento de salário adicional. A lista de benefícios essenciais apresentou uma variação por mercado e todos os benefícios incluídos na pesquisa se basearam em um valor equivalente aproximado. Além disso, aos participantes foi solicitado que selecionassem de uma lista separada de benefícios voluntários os três principais produtos que eles estariam dispostos a custear por meio de um programa da empresa, bem como medissem sua preparação se aposentar. A pesquisa foi realizada em nos meses de julho e agosto de 2012 com participação de 10.400 empregadores em dez mercados: EUA, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Brasil, Espanha, França, Itália, China e Hong Kong. Para fazer o download dos resumos executivos globais e de mercados específicos, visite www.mercer.com/benefit-choice-research.

 

A pesquisa Tomar Decisões Inteligentes sobre Benefícios é um elemento essencial da campanha global Inside Employers’ Minds: Confronting Critical Workforce Challenges da Mercer, cujo objetivo é ajudar as organizações a entenderem e solucionarem os problemas e as preocupações questões que mais exercem pressão sobre elas, incluindo as escolhas de benefícios.

 

 

 

Sobre a Mercer Marsh Benefícios

 

Mercer Marsh é uma joint venture entre a Mercer e a Marsh para atuar especificamente na área de benefícios a empregados.


Nossa organização mundial de benefícios fornece aos clientes uma fonte única para gerenciar os custos, os riscos de pessoas, e as complexidades de benefícios aos empregados.
Esta rede é uma combinação dos escritórios locais da Mercer e da Marsh em todo o mundo, além de correspondentes terceirizados nos países e selecionados com base em critérios específicos. Nossos especialistas em benefícios estão localizados em 135 países e atendendo clientes em mais de 150, e detêm profundo conhecimento sobre seus mercados locais. Através de nossas empresas estabelecidas localmente, possuímos uma plataforma única comum, que nos permite atender os clientes com consistência global e soluções únicas locais.
Juntas, a Mercer e a Marsh possuem décadas de experiência em corretagem e consultoria de benefícios aos empregados e negócios de terceirização de RH, trabalhando com organizações de todos os tamanhos. A Mercer e a Marsh vêm trabalhando juntas para fornecer soluções de benefícios aos empregados através de uma rede que inclui todas as nossas capacidades globais

 

 

Figura 1

 

 

 

Figura 2